quinta-feira, 14 de junho de 2012

SPFW 2013

Sempre admirei o trabalho inventivo, criativo, ultra moderno e lúdico do Alexandre Herchcovitch. Muito mais que isso, sempre admirei seu espírito livre, a forma de trabalhar sem amarras, sem seguir tendências, guiado apenas pelo seu feeling e talento. Alexandre está na categoria dos estilistas que pode se permitir fazer de tudo, o que quiser. Em uma temporada de moda, ele vem com um desfile comercial, em outra, conceitual e, no meio disso tudo, permite-se devaneios, deixa-se levar totalmente pelas emoções, pelos sonhos, pelas referências estritamente pessoais, sem deixar de tocar ou incomodar as pessoas de alguma forma. Em alguns momentos, parece que grita: Ei, não se leve tão a sério! Ao mesmo tempo, seu trabalho é feito de maneira seríssima, fundamentado, pesquisado, resultando sempre em algo surpreendente e inovador e de extrema qualidade. Seu trabalho é provocativo, perturbador, realista e sonhador. Pelo menos, essa é a impressão que tenho. Alexandre não passa despercebido!
Na edição do SPFW- 2013, Herchcovitch percorreu esse mundo lúdico, dando vazão ao compromisso de apenas revisitar o baú de uma década ( anos 80 ) e tirar de lá o que de mais interessante viu ( e viveu ). As roupas com cortes largos, ombros estruturados, tecidos brilhantes em cores vibrantes, cabelos volumosos, tudo over como foi a própria década. Quem viveu esse tempo, certamente usou todo esse arsenal e não tem porque lamentar. Era a moda, todos achavam lindo, sentiam-se modernos e fashionistas, senão;  por que usaram? Houve um surto coletivo? todo mundo enlouqueceu junto?? Pouco provável! Repetir o modelo, já é outra história. Todas essas referências foram mostradas na passarela do verão 2013, no entanto, serviram apenas de pano de fundo para o que realmente merecia destaque. A homenagem de Herchcovitch a um ídolo. E aqui entra a figura emblemática, icônica, andrógina, linda e transgressora de Boy George!
Podemos nos perguntar! Na passarela pode tudo?
Sim, pode!!! É lá que todo o processo criativo deve explodir, comover e surpreender uma platéia ávida por novidades e, dependendo do contexto, a trajetória criativa pode percorrer vários caminhos, encantando mais ou, menos, depende do ponto de vista !
Quando pensamos realista e comercialmente, queremos ver roupas lindas e usáveis que nos façam sonhar e desejá-las, e isso Alexandre faz. Quando pensamos em algo conceitual, queremos esse design diferente e que traga consigo o mesmo desejo: algo que nos deixe única e bem bonita! Alexandre consegue esse feito! Quando pensamos em algo super conceitual e mágico, queremos exatamente isso, algo mágico, alguém que nos leve às lembranças; de uma música, de um momento, de um tempo vivido! Herctcovitch com seu verão 2013 fez! E nesse momento parece que disse! Ei, vamos ouvir um pouco de música? Curtir o que nos emociona! Relaxar!!!
Às vezes, o processo criativo precisa de uma pausa para depois entrar em ebulição novamente! Somos exigentes demais, queremos novidades a todo momento e se olharmos nossos armários, ainda nem deu tempo de usar a novidade do último SPFW. Muito se fala que o inconsciente coletivo anda se manifestando em todos os estilistas do planeta; coleções parecidas, idéias semelhantes... se não houver um tempo para relaxar, em breve, acho, teremos um black out coletivo!!
Se dessa vez, Alexandre não me impressionou, nem tão pouco, me incomodou, com certeza sim, me emocionou, profundamente, pois compartilho com ele a mesma admiração por essa figura estranha, de voz doce e olhos azuis, sempre realçados pela linda maquiagem que usava e que tinha como complemento vestimentas revolucionárias e transgressoras para a época. Quem poderia ser mais fashionista que Boy George? Mereceu a passarela!!! Valeu demais a homenagem!!! Vamos deixar o Alexandre relaxar!

E acho que aqui cabe o meu Devaneio Fashion de hoje!
Voltar no tempo e lembrar os bons hits do Culture Club! Adoro!!!!!

                                                   Vídeo: Reprodução

Por alguns instantes posso! Claro que posso!!!


Reparou logo no comecinho, o tênis do Boy George? Não parece um protótipo dos modernos sneakers?
Reparou na maquiagem, no preto esfumado, marcado, no amarelo vibrante? Não lhe parece familiar, moderno?
Reparou na legging? Quem não tem uma no armário? Quer mais uma referência? Constanza Pascolato não larga a sua.
Impossível não amar e associar Boy George à moda! O chapéu é lindo! Boy George é fashion!!!
Mas, o melhor disso tudo é a música!!!

Portanto, agora com licença, vou colocar o meu fone de ouvido e mergulhar no meu devaneio fashion junto com o Alexandre!
Vou ali nos anos 80 e volto já!!!



Mademoiselle Très Chic



Voilà

Nenhum comentário: