quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Salve Jorge

Olá!
Assistindo alguns dias atrás a novela da Glória Perez, minha atenção imediatamente deslocou-se para o figurino dos personagens femininos. Motivo? A diversidade de acessórios usado pelas mesmas. Um mais lindo que o outro. E quando me refiro a diversidade, significa que há de tudo mesmo!
Ao invés de focar em um modelo de acessório a ser explorado a ponto de saturar, as figurinistas acertam e apostam em peças dos mais variados estilos,conceitos e materiais, produzindo sempre um look inusitado e cheio de charme. Há modelos para todos os gostos, belíssimos, revestidos com pedras brasileiras ou inteiramente cobertos por cristais, imponentes e sofisticados. Há também o metal dourado, presente em brincos e braceletes largos, acessórios limpos em prata brilhante, rebuscados em prata velha, ouro velho, tudo com conceito traçado em design delicado e também máxi.
Outro ponto de destaque são as combinações! Vale usar brinco médio com colar longo, maxi colar com maxi pulseira, anel, colar, brinco e pulseira em um mesmo look, numa alquimia que explode na tela, e essa mistura de peças e estilos aparentemente sem regra, resultam em looks diferenciados, únicos, com personalidade, que na minha opinião são sempre positivos e bem-vindos. Nunca, numa novela, a importância do multi acessório se fez tão presente e indispensável! Não à toa, os mesmos têm sido mais comentados que a própria trama.
Bom demais, não é? Quantas opções! Os acessórios retratam nossa personalidade e como tal refletem o nosso desejo, gosto e estado de espírito, e talvez por apresentarem múltiplas e divergentes facetas, sejam elementos que ainda estejam à salvo da banalidade, mesmice e ditadura que ultimamente assolam a moda que compreende roupas, sapatos, bolsas, cabelo, etc... Tudo muito igual e previsível! Sim, só para constar, ás vezes (muitas vezes) também me sinto vítima e sucumbo ao apelo banal e fácil de segui-la, mas não sem antes reclamar e espernear um pouco, para não perder a identidade! rs. Acho que muita gente também se sente assim! Com esse sentimento contraditório! Como destacar um look? Os acessórios, quem sabe, sejam a tábua de salvação! Como seguir a moda e ao mesmo tempo ser autêntico? Parece complicado, não? Haja criatividade para extrair beleza e originalidade da mesma!
O revés da globalização! rs. Mas, algo parece estar mudando! O fato de não termos um modelo definido e pré-estabelecido, estimula o que é mais importante: A criatividade!
Talvez 2013 já esteja sinalizando esse aspecto positivo e seja atípico, como foi 1990, nos trazendo inúmeras inspirações, e pelas informações que estão sendo aparentemente pinçadas de lá, é bem provável que esse espírito experimental reine e tenhamos uma moda mais difusa, mais diluída, mais livre e com multi referências. Alguns desfiles internacionais parecem caminhar nessa direção.
A novela, através dos acessórios, e por que não dizer, dos figurinos, parece também já estar refletindo isso. Não há um foco, um modelo único a ser seguido, mas um caleidoscópio de acessórios e figurinos! Escolha!!! Use aquele que é a sua cara, ou experimente algo novo e descubra uma nova face de si mesma!
Nesse universo, se teve look e acessório com os quais me identifiquei totalmente foram aqueles usados pela Cléo Pires em sua estada na Capadócia. Que lindos!!! As roupas eram bem básicas, urbanas, mas os acessórios eram TUDO, de uma riqueza despojada e ao mesmo tempo ousada! Eram novidade? não, não eram. Pareciam caricatos? não, não pareciam. Eram simplesmente belos! Talvez por estabelecer esse contraste, diferentemente da maneira como seriam usados pelos nativos, tenham acrescido valor e ressaltado sua beleza! Sem contar que a presença marcante da Cléo, que está lindíssima, reforçasse tudo isso.
Amo braceletes, colares e cintos exóticos, tanto, que sempre adquiro algo nesse estilo, com cara e espírito do mundo! Meu porta bijoux tem um pouco de tudo, peças delicadas, para quando me sinto assim, sofisticadas, arrojadas, para quando me sinto assim, mas principalmente aquelas com design livre, que resultam de misturas, de experimentos, algumas confeccionadas por mim e muitas por designers que trabalham com essa proposta; para ter a ilusão dessa sensação, a que mais gosto, a de não estar presa a nenhum conceito imediatista. São as minhas preferidas!
Veja um exemplo!





Braceletes em prata velha com design ousado e o mais importante, 
livre e atemporal!
( Disponíveis na loja )



Espírito do Mundo
Esta é a filosofia da Mademoiselle
Um tipo de acessório para cada estilo,
Cada personalidade
Se você se identificar
Já sabe onde encontrar!



Mademoiselle Très Chic


Voilà

2 comentários:

Aline disse...

Lindos! Tem eles na loja??

Mademoiselle Très Chic disse...

Oi Aline! Esses não mais!
Mas tenho outros com a mesma proposta!
Abraço.