sábado, 17 de novembro de 2012

José Saramago

O escritor português faria neste mês, 90 anos!
Agraciado com o Nobel de Literatura em 1998, Saramago, dono de um estilo todo particular e único na escrita, nos deixou obras importantes, instigantes e provocativas que se resumem bem em uma de suas frases. " A minha posição é a de constante interrogação". Nada poderia ser mais representativo!
Numa dessas interrogações surge Ensaio Sobre a Cegueira, um livro inquieto, aflitivo e ao mesmo tempo desafiador e estimulante. No momento da leitura se experimenta sensações ambivalentes de amor e ódio, atração e repulsa, desprezo e curiosidade.
A princípio, um livro dificilimo de ler, pela história angustiante, ás vezes nauseante, pela linguagem áspera e escrita diferente, pouco convencional; mas, aos poucos, Saramago nos deixa completamente apaixonado pelo sua narrativa peculiar e nos transporta para o mundo maravilhoso e surpreendente das interrogações. Os insights surgem das avalanches que soterram valores, a ética e as relações entre indivíduos confinados no caos. Sábio escritor!
Terminei de ler o livro encantada, desejando conhecer mais profundamente a sua obra.
E é isso que vou fazer. Mergulhar nessa escrita animosa e perspicaz de Saramago, que provoca a melhor de todas as sensações: Pensar!



Fica a Dica



Mademoiselle Très Chic



Voilà

Nenhum comentário: